Pousada Pantai Maresias | 4 benefícios de viajar para a saúde

4 benefícios de viajar para a saúde

Conhecer novos lugares – ou revisitar aquele destino que você amou – é uma experiência maravilhosa, não é mesmo? Pois saiba que a ciência já comprovou diversos benefícios de viajar para a saúde física, mental e emocional das pessoas.

Ou seja, tirar férias é fundamental para se manter saudável. Até mesmo as viagens curtas aos finais de semana e feriados já impactam positivamente sua qualidade de vida. “Viajar não é um luxo. É um investimento em sua saúde”, afirma Jens Pruessner, PhD e professor da Universidade McGill, em Montreal (Canadá).

Por isso, resolvemos falar sobre alguns dos principais benefícios de viajar para a saúde. Vamos lá!

1. Viajar diminui o risco de doenças cardíacas

Existem vários estudos que destacam os benefícios de tirar férias para a saúde cardiovascular. Entre eles, podemos citar o estudo The Multiple Risk Factor Intervention Trial for the Prevention of Coronary Heart Disease (National Institutes of Health’s Heart, Lung, and Blood Institute).

A pesquisa acompanhou 12,000 homens com alto risco de doença coronariana por nove anos. Descobriu-se que os homens que tiram férias anualmente estão 21% menos propensos a morrerem por qualquer doença.

Outro estudo, o maior e mais longo a respeito de doenças cardiovasculares, chamado The landmark Framingham Heart Study revelou que os homens que não saem de férias por vários anos têm 30% mais probabilidade de terem ataques cardíacos em comparação com quem preza por esse tempo de descanso.

Em relação às mulheres, as que tiravam férias apenas uma vez a cada seis anos ou menos tinham quase oito vezes mais probabilidade de desenvolver doença coronariana ou ter um ataque cardíaco em comparação com as mulheres que tiravam férias pelo menos duas vezes por ano.

2. Viajar combate a depressão

Um estudo realizado pela Clínica Marshfield com 1.500 mulheres na zona rural de Wisconsin determinou que aquelas que tiravam férias com menos frequência do que uma vez a cada dois anos tinham mais probabilidade de sofrer de depressão e de aumentar o estresse do que as mulheres que tiravam férias pelo menos duas vezes ao ano.

Da mesma forma, o Mind Body Center da Universidade de Pittsburgh pesquisou cerca de 1.400 indivíduos e constatou que as atividades de lazer – incluindo tirar férias – contribuíram para níveis emocionais positivos mais altos e menos depressão.

3. Viajar reduz o estresse

Um estudo realizado pela Associação Americana de Psicologia concluiu que as férias reduzem o estresse, pois afastam as pessoas das atividades e ambientes que tendem a ser fontes de tensão. Da mesma forma, um estudo canadense com quase 900 advogados constatou que tirar férias ajudou a aliviar o estresse do trabalho.

4. Viajar aumenta a produtividade

A consultoria Ernst & Young realizou um estudo interno de seus funcionários e descobriu que, para cada 10 horas adicionais de férias, os funcionários subiram seus índices de desempenho no final do ano em 8%.

E tem mais: os colaboradores que mais tiravam férias eram os que tinham uma probabilidade significativamente menor de deixar a empresa.

Além disso, uma pesquisa do Boston Consulting Group constatou que os profissionais de alto escalão que precisavam tirar férias eram significativamente mais produtivos em geral do que aqueles que passavam mais tempo trabalhando.

Agora que você já conhece alguns benefícios de viajar para a saúde, que tal se hospedar a menos de 5 minutos caminhando da praia de Maresias? Reserve o seu quarto agora mesmo!

Indicados para você

Conheça a história de São Sebastião (lit...

...

Ler Tudo

Ecoturismo em Maresias: mergulho, bike e...

...

Ler Tudo

Como chegar na Praia Brava de São Sebast...

...

Ler Tudo

5 dicas de como se proteger do golpe da ...

...

Ler Tudo