5 dicas de como pegar o bronzeado perfeito (e saudável!)

Os cuidados com a pele são muito importantes para saúde, já que esse é o maior órgão do corpo humano. Se você quer ficar com a cor do verão, saiba que pegar o bronzeado perfeito -sem abrir mão da saúde - é super possível!

Para te ajudar nessa missão, vamos dar dicas super fáceis de como ter a pele dourada, sem que ela envelheça mais rápido. Além disso, vamos te contar como manter seu bronze por mais tempo. Confira!

1. Use protetor solar o ano todo

Lembre-se que moramos em um país tropical (abençoado por Deus, é claro!), onde em muitas regiões o inverno praticamente não existe. Por essa razão, o ideal é que você use protetor solar durante o ano todo.

Quem tem esse hábito, além de proteger a pele contra melanomas, também fica com a derme mais íntegra e preparada para receber a forte radiação solar que incide sobre o Brasil no verão.

2. Preste atenção no FPS

O fator de proteção solar 25 já é capaz de absorver 95% dessa radiação, portanto especialistas afirmam que esse é o FPS mínimo indicado para quase todos os tipos de pele. Isso porque quem tem um tom de pele mais claro deve optar por usar do FPS 30 em diante.

Há quem pense que a resposta de como pegar o bronzeado perfeito na praia é usar protetores solares com FPS muito baixo (FPS 6 ou FPS 8, por exemplo).

A verdade é que esse tipo de produto de forma alguma estará protegendo a sua pele. Pelo contrário: você estará correndo um sério risco ao ficar exposto às radiações UVA e UVB, que são emitidas pelo sol.

3. Lembre de reaplicar o protetor solar

Hoje em dia, existem muitos tipos de protetores solares disponíveis no mercado, cada um com suas características específicas. Fato é que a maior parte deles não dura o dia todo, o que significa que passar uma vez só não é suficiente.

Se você quer ficar com um bronzeado lindo e dourado, lembre-se de reaplicar seu protetor solar ao longo do dia, principalmente se você estiver praticando algum esporte ou dando muitos mergulhos.

Para saber o tempo de duração da proteção solar do seu produto, leia o rótulo. Alguns devem ser reaplicados a cada uma hora e meia, enquanto outros podem proteger a sua pele por até 12 horas.

4. Tenha paciência para pegar o bronzeado perfeito

Ficar o dia todo no sol no primeiro dia de verão, além de não te dar o bronze perfeito, ainda pode te deixar um grande desconforto com as queimaduras. O ideal é dosar do tempo de exposição ao sol, e ir aumentando com o passar dos dias.

5. Hidrate-se e coma os alimentos certos

Beber de 2 a 3 litros de água é fundamental para pegar o bronzeado perfeito, porque uma pele hidratada não se resseca tanto com o sol. Passar cremes hidratantes depois do banho também ajuda muito sua derme a não desidratar.

Quanto aos alimentos, os antioxidantes (açaí, morango, cacau, entre outros) são melhores amigos de um bronze lindo. É porque eles neutralizam os radicais livres produzidos pelo sol, diminuindo o aspecto de envelhecimento e de morte das células.

Depois dessa leitura, você ficou conhecendo dicas simples e fáceis de aplicar no seu dia a dia para pegar o bronzeado perfeito. Ficou claro que tomar sol sem os devidos cuidados, além de te deixar com uma pele ressecada e envelhecida, também te expõe ao risco de adquirir queimaduras graves e lesões profundas.

Nossas dicas não param por aqui. Leia este post e saiba quais são as 6 praias no litoral norte de SP que você não pode deixar de conhecer!