Você já ouviu falar no “golpe da pousada”? Essa prática criminosa passou a ser amplamente aplicada por golpistas com a reabertura da economia pós-pandemia. Os criminosos normalmente utilizam do mesmo método: perfis falsos ou hackeados nas redes sociais.
O golpe da pousada vem sendo aplicado em todo o Brasil, causando muito prejuízo financeiro e frustração para viajantes que acabam caindo na mentira. Já pensou pagar por uma hospedagem, arrumar as malas, ir até o hotel e descobrir que você foi passado para trás, pois não há reserva nenhuma feita? É exatamente isso que está acontecendo.
Inclusive, a própria Pousada Pantai teve seu Instagram roubado e posteriormente utilizado para aplicação de golpe pelos criminosos. Leia este post, saiba como funciona esse golpe e proteja-se!
O que é o golpe da pousada?
O golpe da pousada basicamente utiliza as redes sociais para enganar as pessoas de duas formas.
Uma delas é por meio da criação de perfis falsos com nomes muito parecidos com o perfil verdadeiro da hospedagem. Os criminosos inclusive publicam as mesmas fotos e muitas vezes as mesmas legendas dos posts da rede social verdadeira da pousada ou hotel, colocam a mesma descrição na bio e tudo mais.
A outra maneira é hackeando o perfil oficial do hotel ou pousada. No caso aqui da Pousada Pantai, tivemos primeiro o nosso número de WhatsApp comercial roubado e, posteriormente a isso, o perfil do Instagram também.
Como os estelionatários conseguem dinheiro com o golpe da pousada?
Depois que os criminosos criam esse perfil falso ou conseguem sequestrar o perfil verdadeiro da pousada, eles partem para a segunda parte do golpe: conseguir dinheiro.
Isso também acontece de dois jeitos, mas a “isca” é sempre a mesma: o anúncio de diárias a preços super baixos ou de sorteios de pacotes onde você não pagará nada para se hospedar. Eles podem inclusive dizer que o prêmio inclui até um jantar romântico com as diárias, tudo grátis!
Aí o estelionato é feito assim:
Golpe do sorteio e pedido de empréstimos no WhatsApp
No caso do sorteio, os estelionatários dizem para a vítima que ela ganhou o prêmio de algumas diárias gratuitas. Eles pedem o nome e número de celular da vítima, dizendo que enviarão um SMS para confirmação do ganhador.
Ao informar os seis dígitos da mensagem de texto, os criminosos sequestram o WhatsApp da vítima.
Então, passam a mandar pedidos de ajuda financeira para todos os contatos da lista, como se fossem o proprietário daquele número de celular;
Golpe da super promoção de diárias e falsa reserva de hospedagem
No caso das diárias a preços super promocionais, os criminosos passam os dados bancários para pagamento da hospedagem.
Só que, obviamente, são de contas dos estelionatários. Feito isso, o hóspede acha que está tudo certo com a sua reserva, para descobrir que caiu no golpe da pousada apenas quando chegam ao destino e percebem não haver reserva alguma feita.
Pousada Pantai teve seu Instagram hackeado por criminosos
Há alguns meses, desde que nosso (agora antigo) Instagram @pousadapantai e nossa conta de WhatsApp comercial foram sequestrados por criminosos que aplicam o golpe da pousada, temos informado em todos os nossos canais de comunicação o ocorrido.
Como você pode perceber, há um pop-up informativo no site que trata do assunto. Tentamos insistentemente solicitar ao Instagram que tirasse o perfil hackeado do ar, mas infelizmente não tivemos nenhum dos nossos pedidos atendidos.
Fizemos um Boletim de Ocorrência e abrimos uma reclamação junto ao Procon de São Sebastião também.
Mas, infelizmente, os criminosos ainda seguem aplicando o golpe da pousada com o antigo Instagram e com diferentes números de WhatsApp fingindo serem funcionários da Pousada Pantai.
Por essa razão, queremos reforçar que nossos únicos canais de comunicação são:
- Site www.pousadapantai.com.br
- Instagram @pousadapantaioficial
- Telefone e WhatsApp (12)3865-5385
Não caia no golpe da pousada. Proteja-se!
Para se hospedar na Pousada Pantai, faça sua reserva pelo nosso site e garanta a melhor tarifa.