Pousada Pantai Maresias | Segurança na praia: 3 medidas de cuidado para entrar no mar

Segurança na praia: 3 medidas de cuidado para entrar no mar

Segurança na praia é coisa séria. Afinal de contas, você não quer passar maus momentos em uma viagem planejada para te proporcionar momentos de tranquilidade e relaxamento, não é mesmo? Por isso, é preciso ter cuidado para entrar no mar.

Isso porque o perigo não está somente no tamanho das ondas. As questões de segurança no mar envolvem outros fatores, principalmente as correntes de retorno.

Continue sua leitura e saiba quais são as medidas de cuidado mais importantes para curtir a praia, evitando situações de risco.

1. Não entre no mar alcoolizado ou após ingerir alimentos pesados

Quando ingerimos bebidas alcoólicas, nossos reflexos ficam claramente mais lentos. Outros efeitos da embriaguez são a dificuldade de coordenação e a diminuição da força muscular.

Sem falar que quando bebemos, o nosso discernimento para tomada de decisões inteligentes e racionais cai drasticamente.

Isso significa que você pode se colocar em perigo mesmo nas partes relativamente rasas.

Comer alimentos pesados e entrar no mar também não é recomendado. Depois que fazemos uma refeição, nosso sistema digestivo precisa de muito sangue para absorver esses alimentos. Se você nadar nesse momento, seu cérebro não terá sangue suficiente e isso provocará um grande mal-estar.

2. Preste atenção nas correntes de retorno

As correntes de retorno são a principal causa de afogamento no mar, responsáveis por cerca de 90% desse tipo de acidente. Portanto, essa é uma dica importantíssima para que você se mantenha em segurança na praia.

A correnteza atua no sentido do fundo do mar, ou seja, se você estiver se banhando na corrente, quando menos esperar pode ser puxado em direção ao mar aberto.

Portanto, presente atenção às placas de “Perigo” que os salva-vidas colocam na areia, pois são elas que identificam onde estão as correntes de retorno.

Se você for pego por uma corrente de retorno, nunca nade contra a correnteza. O melhor a fazer é nadar para o lado até chegar na espuma branca da onda, que te empurrará em direção à areia.

3. Cuidado redobrado nas praias de tombo

Existem praias em que o fundo do mar é bem plano e a profundidade vai sendo acentuada lentamente, conforme você dá passos em direção ao mar aberto.

Já as praias de tombo são aquelas que têm depressões no fundo, passando do raso para um local que não te dá mais pé em pouquíssimos passos.

Esse tipo de praia também costuma ter ondas mais fortes. Então, cuidado redobrado para entrar no mar!

Da próxima vez que for à praia, não se esqueça dessas medidas básicas de precaução, uma vez que afogamentos costumam acontecer muito rápido. Apenas alguns segundos já bastam para que uma tragédia aconteça.

Lembre-se que prevenir é, sem dúvida, a melhor maneira de garantir a sua segurança na praia para entrar no mar.

Afinal de contas, quando o assunto é segurança no mar, todo cuidado é pouco, tanto para crianças como para adultos. Assim, você vai curtir momentos de lazer com tranquilidade e alegria.

Aliás, nessa próxima leitura você vai entender por que ir à praia ajuda a diminuir o estresse!

Indicados para você

Conheça a história de São Sebastião (lit...

...

Ler Tudo

6 praias no litoral norte de SP que você...

...

Ler Tudo

4 lugares para ver o pôr do sol no litor...

...

Ler Tudo

4 benefícios de viajar para a saúde...

...

Ler Tudo