Surf em Maresias no inverno: ondas incríveis no litoral norte SP

Há quem diga que o verão é a melhor época do ano para visitar a praia de Maresias, no litoral norte de SP. Só que os surfistas costumam discordar, já que o surf em Maresias no inverno costuma ser a melhor temporada de ondas do ano todo.

Claro que surfar sem roupa de borracha, na água quentinha e com sol é muito gostoso. Porém, o verão no litoral norte de SP costuma ser marcado por intervalos de vários dias sem onda ou então apenas com marolas.

Por isso, os surfistas gostam mesmo é de frequentar a praia de Maresias no inverno. A ondulação é bem constante, perfeita para todo mundo fazer a cabeça. Então, vamos falar mais um pouquinho sobre as condições de surf em Maresias.

Como é o mar da praia de Maresias?

O litoral norte de SP como um todo tem ondas incríveis para serem surfadas, mas a praia de Maresias – terra natal do bi-campeão mundial de surf Gabriel Medina – é um lugar onde a cultura do surf é realmente muito presente.

Não é à toa, já que Maresias é um dos melhores picos de surf em todo o Brasil. Basicamente, trata-se de uma praia de tombo que possui várias bancadas ao longo de seus 5 km de extensão.

É claro que Maresias tem vários dias no ano em que o mar parece mais uma piscina, completamente flat, para os turistas e moradores aproveitarem as águas cristalinas da praia para relaxar.

Nesses dias, também dá para praticar outros esportes dentro do mar, como natação, travessias de stand up paddle e canoa havaiana.

Só que nos dias que a ondulação certa entra, aí é a vez dos surfistas se divertirem com o presente que a natureza mandou. O mais legal é que esse presente costuma ser ondas bem tubulares e perfeitas.

Quais são as melhores condições para surfar em Maresias?

O surf em Maresias é realmente abençoado, pois funciona praticamente com qualquer tamanho de swell. Ou seja, quase sempre tem uma valinha para fazer a cabeça dos surfistas e para encantar quem fica na areia assistindo.

Só que o surf em Maresias no inverno costuma ser marcado por ondas grandes, rápidas e bem fortes (daquelas que liberam uma enxurrada de adrenalina no corpo, sabe?).

Anota aí para não se esquecer jamais dessa informação: a condição mais clássica para surfar em Maresias é o famoso “sul com leste”. Ou seja, é quando entra a ondulação de sul com vento leste – o sempre esperado vento terral.

O Canto do Moreira (CDM) é o canto direito da praia de Maresias, onde quebram as maiores ondas e também o local em que o crowd de surfistas profissionais, locais e fotógrafos fica concentrado.

Quanto mais para o canto esquerda você vai, menor costumam ficar as ondas, até chegar na Barra do rio, conhecida como Barrinha.

Para finalizar as dicas de surf em Maresias no inverno, um último conselho: faça sua reserva na Pantai Maresias e hospede-se a pouquíssimos passos de uma das ondas mais perfeitas do Brasil!