3 coisas para fazer em Maresias no Litoral Norte de SP

Não faltam coisas para fazer em Maresias, uma das praias mais badaladas do litoral norte de São Paulo. Com cerca de 5 km de extensão, a praia de Maresias tem 20 portões que dão acesso à areia, além de outra entrada no Canto do Moreira.

Muita gente não sabe, mas Maresias não é uma cidade e sim um bairro inserido no município de São Sebastião, que se divide entre a Costa Sul e a Costa Norte. Algumas das praias que fazem parte da Costa Sul são Maresias, Praia da Baleia, Cambury, Toque Toque Pequeno, Toque Toque Grande, Calhetas, Santiago, Paúba e Boiçucanga.

Na Costa Norte ficam as praias localizadas no entorno do centro da cidade, de onde sai a balsa para Ilhabela. Mas já que o assunto é o que fazer em Maresias, chegou a hora das dicas. Vamos lá!

1. Praia de Maresias

Existem várias casas, em sua grande maioria dentro de condomínios, à beira-mar na Praia de Maresias. Como é proibido construir prédios, o visual ainda remete a um lugar menos urbanizado.

Para quem não está hospedado nesse tipo de acomodação, o acesso à praia é feito pelas entradas. São corredores que ligam a Avenida Francisco Loup até a areia, numerados do 20 ao 1. O portão 20 começa no término da serra Boiçucanga-Maresias e o portão 1 fica na Barrinha (canto esquerdo da praia).

A Praia de Maresias é o paraíso dos surfistas, pois tem ondas perfeitas vários dias do ano, que quebram ao longo de toda sua extensão. Tudo depende da direção da ondulação e do vento. O famoso sul com leste (ondulação de sul com vento leste – terral) é a condição mais esperada pelos praticantes de surf.

2. Praça do Surf

A Praça do surf fica perto da entrada 4, de frente para o mar, no canto esquerdo da Praia de Maresias. Lá tem feirinha de artesanato, uma pista de skate no formato de piscina (bem estilo Califórnia dos anos 70), parquinho para as crianças e vários banquinhos para você descansar.

Esse é um dos lugares mais legais para ver o pôr do sol, que acontece no canto direito da praia.  Durante o verão, a prefeitura costuma montar um palco para realização de shows bem legais. Só que por conta da pandemia, a ação para o Verão 2021 foi cancelada.

3. Barracas na Praia de Maresias

Em todas as entradas da Praia de Maresias você encontra barracas para alugar cadeira e guarda-sol. Elas também vendem porções, lanches, sucos, água e bebidas alcoólicas.

A mais famosa é a Barraca do Ale, que fica na entrada 17, na frente aos guarda-sóis azuis do Condomínio Mata Azul. Não deixe de comer os wraps super saudáveis e o bolo de banana mais famoso de Maresias.

O restaurante Badauê e Os Alemão também possuem infraestrutura de praia, mas você pode optar por ficar nas mesas do próprio salão. No caso do Os Alemão, existe um deck de madeira com mesas do lado de fora super agradáveis e ducha para quem gosta de tirar o sal do corpo depois de um mergulho no mar.

Quer mais dicas? Continue a sua leitura e saiba o que fazer em Maresias além de ir para praia.