Pousada Pantai Maresias | Como chegar na Praia Brava de São Sebastião

Como chegar na Praia Brava de São Sebastião

A Praia Brava de São Sebastião também é conhecida como Brava de Boiçucanga justamente por estar localizada entre as praias de Maresias e Boiçucanga, no litoral norte de SP. Se você curte praticar ecoturismo em locais de natureza totalmente intocada, vale a pena conhecer esse verdadeiro santuário de águas cristalinas, cercado de mata atlântica. Essa praia da costa paulista é protegida por leis ambientais, que proíbe qualquer tipo de intervenção humana. Na Praia Brava de São Sebastião nada (absolutamente nada!) pode ser construído e nem mesmo comercializado. Por isso, nossa primeira dica é para você levar tudo o que precisar para passar o dia por lá – ou seja, pelo menos um protetor solar, repelente, água e um lanchinho – porque na Brava de Boi “só” tem plantas, areia, o mar e uma cachoeira. Saiba mais sobre esse paraíso!

Como chegar na Praia Brava de São Sebastião

Você tem duas opções para chegar até a Praia Brava de São Sebastião: a pé pela trilha ou de barco.

Como chegar na Praia Brava de barco

Dá para sair de várias praias do litoral norte, incluindo Maresias, mas a maioria dos barcos fica ali no rio de Boiçucanga (canto esquerdo). Os melhores dias para ir de barco são aqueles sem ondulação ou com ondas pequenas. Isso porque a embarcação não vai te deixar na areia, você vai precisar ir nadando e passar a arrebentação das ondas. Então, se quiser ir de barco, nossa dica é para você escolher um dia completamente flat, isto é, sem onda nenhuma, pois as ondulações que entram na Brava são bastante fortes. Já se você vai pra lá para surfar, obviamente esse não é um problema. Afinal, quanto maior o swell, melhor!

Como chegar na Praia Brava pela trilha

O outro jeito de chegar até a Brava de Boiçucanga é pela trilha. Quando você passar por Boi, sentido Maresias, bem no início da serra já dá para ver a placa na própria Rodovia Rio-Santos indicado a entrada à direita. É uma subida bastante íngreme e no final você vai ver um estacionamento privado. Depois de parar o carro, siga a trilha morro acima. São cerca de 3 quilômetros, que normalmente são percorridos em cerca de 1 hora a 1 hora e meia. Portanto, para ir e voltar você leva de 2 a 3 horas. É preciso disposição, mas o visual compensa: muito verde, muita diversidade de fauna e flora, além de dois mirantes com vista para o mar e toda imensidão do horizonte. Por fim, sempre vale a pena reforçar que é bom levar uma mochila com água, lanches, protetor solar e repelente. Afinal de contas, a trilha requer esforço físico, portanto manter-se hidratado e bem nutrido é fundamental. Dá para fazer todo o percurso de chinelo, mas usar um tênis específico de caminhada é mais confortável. E nossa última dica é ir ao canto esquerdo da Praia Brava de São Sebastião visitar a cachoeira e tomar um banho de água doce.

Quer mais dicas no litoral norte de SP? Continue sua leitura e conheça 4 lugares incríveis para ver o pôr do sol.

Indicados para você

Praia no Inverno: vale a pena?...

...

Ler Tudo

4 benefícios de viajar para a saúde...

...

Ler Tudo

5 dicas de como pegar o bronzeado perfei...

...

Ler Tudo

Onde ficar no litoral norte de SP?...

...

Ler Tudo