Há praias para todos os gostos no litoral norte de SP, com mar calmo até aquelas que contam com ondas incríveis para alegria dos surfistas. Além das praias, as ilhas de São Sebastião também são um grande atrativo para turistas durante todo o ano.
Neste post, vamos falar sobre as ilhas que são mais visitadas aqui na cidade: As Ilhas, a Ilha das Couves, a Ilha dos Gatos e o Montão de Trigo. Existem passeios de barco para te levar até elas, como a Rota das Ilhas, mas em algumas você pode até chegar remando ou nadando. Confira!
Arquipélago D’As Ilhas
As Ilhas é o nome do arquipélago que fica bem pertinho da praia da Barra do Sahy, a apenas 1,5 km da costa. Quando o mar está tranquilo, dá para chegar lá com caiaque, stand up paddle, canoa ou até nadando, para quem tem um pouco mais de preparo físico.
Você também pode optar por ir de barco. As saídas acontecem nas praias de Boiçucanga, Camburi, Juquehy e Barra do Una, normalmente do lado esquerdo, que é onde ficam as barras dos rios no litoral norte de SP.
Dá para escolher ir só para As Ilhas ou fazer o passeio da Rota das Ilhas, que também inclui paradas na Ilha dos Gatos e Ilha das Couves.
Ilha das Couves
A Ilha das Couves fica bem perto d’As Ilhas, mas se você está na praia, não consegue ver. Isso porque ela está escondida atrás do arquipélago da praia da Barra do Sahy. Só não vale confundir com a ilha de mesmo nome que fica em Ubatuba, também no litoral norte de SP, pois essa aqui é diferente.
Quem toma conta da Ilha das Couves de São Sebastião é um casal bastante gentil. Por lá, dá para acampar e você também conta com estrutura de banheiro e cozinha. Quem curte mergulhar, vale a pena conhecer os pontos de mergulhos do local.
Se quiser ir remando para a Ilha das Couves, aventure-se no passeio de canoa havaiana com saída da praia de Juquehy.
Ilha dos Gatos
Por incrível que pareça, a poderosa família Rockefeller, depois da Guerra Fria, cogitou morar na Ilha dos Gatos. A intenção era fugir de um possível ataque nuclear soviético. Eles chegaram até a construir uma mansão no topo da ilha. As ruínas ainda estão por lá, mas você só consegue chegar por uma trilha na mata fechada.
Atualmente, o guardião da Ilha dos Gatos se chama Caio. Ele nasceu em São Paulo e há mais de 3 décadas é morador desse paraíso. Caio vive do que a natureza dá para ele e seu trabalho é ajudar na preservação desse patrimônio incrível.
Ilha Montão de Trigo
Ainda hoje, existe uma antiga comunidade de caiçaras sebastianenses que moram no Montão de Trigo. Diferente das outras ilhas que citamos aqui, o Montão de Trigo fica mais longe da costa – são 13 quilômetros.
Não são todos os barcos que te levam até lá, mas dá para encontrar embarcações que fazem esse passeio saindo da barra do rio em Boiçucanga e da Barra do Una. Leve sua máscara de snorkel e aproveite para curtir as piscinas naturais que se formam por ali.
Além das ilhas de São Sebastião, também existem muitas outras atrações pelo nosso litoral para você se divertir. Continue sua leitura e saiba o que fazer em Maresias além de ir para a praia.