Pousada Pantai Maresias | Conheça a história de São Sebastião (litoral norte SP)

Conheça a história de São Sebastião (litoral norte SP)

Ainda que algumas pessoas pensem que Maresias é uma cidade, na verdade, a praia de Maresias é um bairro inserido no município de São Sebastião, estado de São Paulo. As ondas de Maresias e de tantas outras praias no litoral norte de SP, como Cambury, Baleia, Guaecá e Juquehy, deram a fama de paraíso do surf para a cidade mais antiga do litoral norte de SP.

Fundada no ano de 1636 pelos portugueses que vieram de Santos, a cidade é carinhosamente chamada pelos seus cidadãos e moradores de São Sebá. A cidade surgiu na época em que os colonizadores vindos de Portugal buscavam terras para o plantio de cana-de-açúcar.

Quer saber um pouco mais da história de São Sebastião? Continue sua leitura!

A história de São Sebastião

Antes que os portugueses chegassem ao território do município de São Sebastião, já viviam no local duas comunidades indígenas: os Tupinambás e os Tupiniquis. O que separava essas tribos rivais era a barreira natural formada pela serra de Boiçucanga.

Inclusive, na fronteira entre as cidades de Bertioga e São Sebastião existe a Aldeia Rio Silveira, onde você pode visitar e saber mais sobre as memórias da cultura indígena dessa época pré-colonização.

Fato é que São Sebastião não obteve sucesso em ser um pólo produtor de café ou cana-de-açúcar e acabou fazendo a função de servir de rota ilegal para o transporte de escravos.

O tempo foi se passando e comunidades de pescadores foram se formando pela Vila de São Sebastião, até tornar-se uma cidade que mais tarde teria prédios e ruas tombados. O tombamento é o reconhecimento do valor histórico e cultural do município mais antigo do litoral norte de SP.

Como chegar à São Sebastião

A cidade de São Sebastião está localizada a cerca de 130 km da capital paulista e 245 km do município do Rio de Janeiro.

São Sebá faz divisa com Bertioga de um lado e com Caraguatatuba do outro. A balsa para Ilhabela, outro município vizinho, sai do centro da cidade.

Para chegar até São Sebastião de carro, você pode optar pela Rodovia Rio Santos, Mogi Bertioga ou Tamoios (para quem vem de São Paulo).

São Sebastião tem 32 praias oficialmente listadas, que estão divididas entre a Costa Norte e a Costa Sul. É bastante comum as praias da cidade terem seu Sertão, que nada mais é do que a continuação do bairro no sentido contrário ao mar.

A infraestrutura dos bairros de São Sebá varia bastante. Existem vizinhanças com muitos comércios, escolas, bancos e cartório, como é o caso de Boiçucanga. Por outro lado, existem praias da cidade que concentram grandes condomínios com casas de veraneio, como a praia da Baleia.

A praia de Maresias é uma mistura de tudo. Em cerca de 10 minutos, você já consegue chegar à Boiçucanga para acessar a infraestrutura de serviços bancários, por exemplo. Vale ressaltar que não existem caixas eletrônicos em Maresias, mas isso não é um problema, pois todos os  lugares (até os vendedores da praia) possuem o pagamento em cartão como uma opção.

No bairro de Maresias, além dos condomínios, hotéis e pousadas, existem também diversos restaurantes, baladas, barzinhos, trilhas, mirantes e passeios ecoturísticos para você se divertir.

Quer saber qual a melhor época para ir à praia de Maresias? Te contamos tudo nesse blog post.

Indicados para você

Litoral Norte de SP: o que fazer em Mare...

...

Ler Tudo

Surf em Maresias no inverno: ondas incrí...

...

Ler Tudo

5 dicas de como planejar uma viagem bara...

...

Ler Tudo

Segurança na praia: 3 medidas de cuidado...

...

Ler Tudo