O Refúgio de Alcatrazes é uma Unidade de Conservação Federal (UC) que está sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Trata-se de um lindo arquipélago repleto de uma vida silvestre riquíssima.
Esse paraíso fica aqui em São Sebastião, litoral norte de SP. O local conta com mais de 1300 espécies, sendo que cerca de 100 estão à beira da extinção. Lá, você encontrará o maior ninhal de Fragatas (Fregata magnificens) do Atlântico Sul.
O Refúgio de Alcatrazes também é onde mais de 10 mil aves marinhas se alimentam, se reproduzem e descansam. É nessa UC que está concentrada a maior quantidade de peixes da região sudeste brasileira. São peixes das mais diferentes cores e tamanhos, que ficam por ali para crescerem e se multiplicarem. Já deu para imaginar o visual desse lugar, não é mesmo?
Neste post, vamos te explicar o que fazer por lá, qual a melhor época do ano para visitação e como você pode agendar uma visita ao arquipélago. Confira!
O que fazer no Refúgio de Alcatrazes?
Existem dois tipos de visitação no Refúgio de Alcatrazes.
Visita Embarcada
Nesse tipo de visita, o intuito é apreciar toda a beleza e biodiversidade do arquipélago. É permitido que os visitantes façam snorkeling (mergulho de flutuação) para observarem a vida marinha e registrarem imagens.
Prepare-se para ver baleias, golfinhos, vários tipos de tartarugas, tubarão-martelo e muito mais!
Mergulho Autônomo
Em Alcatrazes, você também pode fazer o mergulho submerso livre ou com o uso do cilindro de oxigênio. A visibilidade do local é considerada boa, variando entre 5 e 30 metros de acordo com a época da visitação.
Foram mapeados 10 pontos onde o mergulho autônomo é permitido, cada um deles com níveis distintos de profundidade e dificuldade. A paisagem dos ambientes também muda de ponto para ponto de mergulho. Vale a pena conferir todos, pois são únicos.
Qual a melhor época para visitar o Refúgio de Alcatrazes?
A visitação ao Refúgio de Alcatrazes fica aberta durante todo o ano, mas existem épocas mais propícias para você ver determinados animais e pegar condições climáticas melhores. De novembro até maio são os meses mais indicados para quem quer fazer o mergulho autônomo.
Além disso, a temperatura também é mais agradável nessa época e as condições oceanográficas para a embarcação navegar costumam ser melhores.
Independentemente de quando você decidir visitar o Refúgio de Alcatrazes, é muito provável que seja possível avistar a baleia-de-bryde e várias espécies de golfinhos. Agora, se você está indo atrás da baleia-jubarte e dos albatrozes, procure agendar sua visita em junho, julho ou agosto.
Como agendar uma visita ao Refúgio de Alcatrazes?
Apenas empresas do setor de turismo devidamente cadastradas pelo ICMBio Alcatrazes podem operar visitação ao arquipélago. Quanto às embarcações particulares, é permitida a ida até Alcatrazes, mas somente quando acompanhadas por condutores capacitados e autorizados.
Esses condutores são incumbidos da segurança dos visitantes e também têm a responsabilidade de orientá-los e informá-los quanto às regras ambientais do local. Consulte as empresas cadastradas aqui em São Sebastião e agende sua visita.
O litoral norte de São Paulo tem outros pontos turísticos de natureza exuberante para você conhecer. Continue sua leitura e conheça as ilhas de São Sebastião!